Wildebeest analysis examples for:   por-porbr2018      February 25, 2023 at 01:01    Script wb_pprint_html.py   by Ulf Hermjakob

1  GEN 1:1  No princípio criou Deus os céus e a terra.
2  GEN 1:2  E a terra estava desordenada e vazia, e as trevas estavam sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3  GEN 1:3  E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4  GEN 1:4  E viu Deus que a luz era boa: e separou Deus a luz das trevas.
5  GEN 1:5  E chamou Deus à luz Dia, e às trevas chamou Noite: e foi a tarde e a manhã o primeiro dia.
6  GEN 1:6  E disse Deus: Haja expansão em meio das águas, e separe as águas das águas.
7  GEN 1:7  E fez Deus a expansão, e separou as águas que estavam debaixo da expansão, das águas que estavam sobre a expansão: e foi assim.
8  GEN 1:8  E chamou Deus à expansão Céus: e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9  GEN 1:9  E disse Deus: Juntem-se as águas que estão debaixo dos céus em um lugar, e descubra-se a porção seca; e foi assim.
10  GEN 1:10  E chamou Deus à porção seca Terra, e à reunião das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
11  GEN 1:11  E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que semente; árvore de fruto que fruto segundo a sua espécie, que sua semente esteja nela, sobre a terra: e foi assim.
12  GEN 1:12  E produziu a terra erva verde, erva que semente segundo sua natureza, e árvore que fruto, cuja semente está nele, segundo a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13  GEN 1:13  E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14  GEN 1:14  E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus para separar o dia e a noite: e sejam por sinais, e para as estações, e para dias e anos;
15  GEN 1:15  E sejam por luminares na expansão dos céus para iluminar sobre a terra: e foi.
16  GEN 1:16  E fez Deus os dois grandes luminares; o luminar maior para que exerça domínio no dia, e o luminar menor para que exerça domínio na noite; fez também as estrelas.
17  GEN 1:17  E as pôs Deus na expansão dos céus, para iluminar sobre a terra,
18  GEN 1:18  E para exercer domínio no dia e na noite, e para separar a luz e as trevas: e viu Deus que era bom.
19  GEN 1:19  E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20  GEN 1:20  E disse Deus: Produzam as águas répteis de alma vivente, e aves que voem sobre a terra, na expansão aberta dos céus.
21  GEN 1:21  E criou Deus as grandes criaturas marinhas, e toda coisa viva que anda arrastando, que as águas produziram segundo a sua espécie, e toda ave de asas segundo sua espécie: e viu Deus que era bom.
22  GEN 1:22  E Deus os abençoou dizendo: Frutificai e multiplicai, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra.
23  GEN 1:23  E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24  GEN 1:24  E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie, animais e serpentes e animais da terra segundo sua espécie: e foi assim.
25  GEN 1:25  E fez Deus animais da terra segundo a sua espécie, e gado segundo a sua espécie, e todo animal que anda arrastando sobre a terra segundo sua espécie: e viu Deus que era bom.
26  GEN 1:26  E disse Deus: Façamos ao ser humano à nossa imagem, conforme nossa semelhança; e domine os peixes do mar, e as aves dos céus, e os animais, e toda a terra, e todo animal que anda arrastando sobre a terra.
27  GEN 1:27  E criou Deus o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28  GEN 1:28  E Deus os abençoou; e disse-lhes Deus: Frutificai e multiplicai, e enchei a terra, e subjugai-a, e dominai os peixes do mar, as aves dos céus, e todos os animais que se movem sobre a terra.
29  GEN 1:29  E disse Deus: Eis que vos dei toda erva que semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda árvore em que fruto de árvore que semente, vos será para comer.
30  GEN 1:30  E a todo animal da terra, e a todas as aves dos céus, e a tudo o que se move sobre a terra, em que vida, toda erva verde lhes será para comer: e foi assim.
31  GEN 1:31  E viu Deus tudo o que havia feito, e eis que era bom em grande maneira. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
32  GEN 2:1  E foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
33  GEN 2:2  E acabou Deus no dia sétimo sua obra que fez, e repousou o dia sétimo de toda sua obra que havia feito.
34  GEN 2:3  E abençoou Deus ao dia sétimo, e o santificou, porque nele repousou de toda sua obra que havia Deus criado e feito.
35  GEN 2:4  Estas são as origens dos céus e da terra quando foram criados, no dia que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,
36  GEN 2:5  E antes que toda planta do campo existisse na terra, e antes que toda erva do campo nascesse; porque ainda não havia o SENHOR Deus feito chover sobre a terra, nem havia homem para que lavrasse a terra;
37  GEN 2:6  Mas subia da terra um vapor, que regava toda a face da terra.
38  GEN 2:7  Formou, pois, o SENHOR Deus ao homem do da terra, e assoprou em seu nariz sopro de vida; e foi o homem em alma vivente.
39  GEN 2:8  E havia o SENHOR Deus plantado um jardim em Éden ao oriente, e pôs ali ao homem que havia formado.
40  GEN 2:9  E havia o SENHOR Deus feito nascer da terra toda árvore agradável à vista, e boa para comer: também a árvore da vida em meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
41  GEN 2:10  E saía de Éden um rio para regar o jardim, e dali se repartia em quatro ramificações.
42  GEN 2:11  O nome de um era Pisom: este é o que cerca toda a terra de Havilá, onde ouro:
43  GEN 2:12  E o ouro daquela terra é bom; ali também bdélio e pedra ônix.
44  GEN 2:13  O nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
45  GEN 2:14  E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai diante da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.
46  GEN 2:15  Então o SENHOR Deus tomou o homem, e o pôs no jardim de Éden, para que o lavrasse e o guardasse.
47  GEN 2:16  E mandou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás;
48  GEN 2:17  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás dela; porque no dia que dela comeres, morrerás.
49  GEN 2:18  E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele ajuda idônea para ele.
50  GEN 2:19  Formou, pois, o SENHOR Deus da terra todo animal do campo, e toda ave dos céus, e trouxe-os a Adão, para que visse como lhes havia de chamar; e tudo o que Adão chamou aos animais viventes, esse é seu nome.
51  GEN 2:20  E pôs Adão nomes a todo animal e ave dos céus e a todo animal do campo: mas para Adão não achou ajuda que estivesse idônea para ele.
52  GEN 2:21  E o SENHOR Deus fez cair sonho sobre Adão, e ele adormeceu: então tomou uma de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar;
53  GEN 2:22  E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, fez uma mulher, e trouxe-a ao homem.
54  GEN 2:23  E disse Adão: Esta é agora osso de meus ossos, e carne de minha carne: esta será chamada Mulher, porque do homem foi tomada.
55  GEN 2:24  Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se achegará à sua mulher, e serão uma carne.
56  GEN 2:25  E estavam ambos nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.
57  GEN 3:1  Porém a serpente era astuta, mais que todos os animais do campo que o SENHOR Deus havia feito. E ela disse à mulher: Deus vos disse: Não comais de toda árvore do jardim?
58  GEN 3:2  E a mulher respondeu à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer;
59  GEN 3:3  mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.
60  GEN 3:4  Então a serpente disse à mulher: Não morrereis;
61  GEN 3:5  Mas Deus sabe que no dia que comerdes dele, vossos olhos serão abertos, e sereis como deuses, sabendo o bem e o mal.
62  GEN 3:6  E a mulher viu que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para se obter conhecimento. E ela tomou de seu fruto, e comeu; e deu também ao seu marido com ela, e ele comeu.
63  GEN 3:7  E foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus. Então coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
64  GEN 3:8  E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim à brisa do dia; e o homem e sua mulher esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.
65  GEN 3:9  E o SENHOR Deus chamou ao homem, e lhe disse: “Onde estás?
66  GEN 3:10  E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e tive medo, porque estava nu; e me escondi”.
67  GEN 3:11  E disse-lhe: “Quem te ensinou que estavas nu? Comeste da árvore de que te mandei que não comesses?”
68  GEN 3:12  E o homem respondeu: “A mulher que me deste por companheira me deu da árvore, e eu comi”.
69  GEN 3:13  Então o SENHOR Deus disse à mulher: “Por que fizeste isto?” E a mulher disse: “A serpente me enganou, e comi”.
70  GEN 3:14  E o SENHOR Deus disse à serpente: “Porque fizeste isto, maldita serás entre todos os animais selvagens e entre todos os animais do campo; sobre teu ventre andarás, e comerás todos os dias da tua vida.
71  GEN 3:15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre tua descendência e a descendência dela; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.
72  GEN 3:16  E para a mulher disse: “Multiplicarei grandemente as tuas dores e teus sofrimentos de parto; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”.
73  GEN 3:17  E ao homem disse: “Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te mandei dizendo, ‘Não comerás dela’, maldita será a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida;
74  GEN 3:18  Espinhos e cardos te produzirá, e comerás erva do campo.
75  GEN 3:19  No suor do teu rosto comerás o pão até que voltes à terra, porque dela foste tomado; porque és, e ao voltarás”.
76  GEN 3:20  E chamou o homem o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era mãe de todos o viventes.
77  GEN 3:21  E o SENHOR Deus fez ao homem e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
78  GEN 3:22  E disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de Nos sabendo o bem e o mal; agora, pois, para que não estenda sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva para sempre:
79  GEN 3:23  E tirou-o o SENHOR do jardim de Éden, para que lavrasse a terra de que foi tomado.
80  GEN 3:24  Lançou, pois, fora ao homem, e pôs ao oriente do jardim de Éden querubins, e uma espada acesa que se revolvia a todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.
81  GEN 4:1  E Adão conheceu a sua mulher Eva, a qual concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Obtive um homem pelo SENHOR.
82  GEN 4:2  E depois deu à luz a seu irmão Abel. E foi Abel pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
83  GEN 4:3  E aconteceu, decorrendo o tempo, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
84  GEN 4:4  E Abel trouxe também dos primogênitos de suas ovelhas, e de sua gordura. E olhou o SENHOR com agrado a Abel e à sua oferta;
85  GEN 4:5  mas não olhou com bons olhos a Caim e à sua oferta. Caim irritou-se muito, e descaiu-lhe o semblante.
86  GEN 4:6  Então o SENHOR disse a Caim: Por que te irritaste, e por que o teu semblante descaiu?
87  GEN 4:7  Se bem fizeres, não serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado está à porta; contra ti será o seu desejo, porém tu deves dominá-lo.
88  GEN 4:8  Depois Caim falou a seu irmão Abel; e aconteceu que, estando eles no campo, Caim se levantou contra seu irmão Abel, e o matou.
89  GEN 4:9  E o SENHOR disse a Caim: Onde está teu irmão Abel? E ele respondeu: Não sei; sou eu guarda do meu irmão?
90  GEN 4:10  E ele lhe disse: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
91  GEN 4:11  Agora, pois, maldito sejas tu da terra que abriu sua boca para receber o sangue de teu irmão de tua mão:
92  GEN 4:12  Quando lavrares a terra, não te voltará a dar sua força: errante e fugitivo serás na terra.
93  GEN 4:13  E disse Caim ao SENHOR: Grande é minha iniquidade para ser perdoada.
94  GEN 4:14  Eis que me expulsas hoje da face da terra, e de tua presença me esconderei; e serei errante e fugitivo na terra; e sucederá que qualquer um que me achar, me matará.
95  GEN 4:15  E respondeu-lhe o SENHOR: Certo que qualquer um que matar a Caim, sete vezes será castigado. Então o SENHOR pôs sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer um que o achasse.
96  GEN 4:16  E saiu Caim de diante do SENHOR, e habitou na terra de Node, ao oriente de Éden.
97  GEN 4:17  E conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu e deu à luz a Enoque: e edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade do nome de seu filho, Enoque.
98  GEN 4:18  E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
99  GEN 4:19  E tomou para si Lameque duas mulheres; o nome de uma foi Ada, e o nome da outra Zilá.
100  GEN 4:20  E Ada deu à luz a Jabal, o qual foi pai dos que habitam em tendas, e criam gados.